Mergulho nos Açores

As condições excepcionais de localização e clima do arquipélago dos Açores faz com que seja um destino de excelência para o mergulho. 

Os mergulhos são muito variados, havendo sempre spots para todas as certificações e gostos.

Pode-se praticar todo o ano, sendo a melhor altura de Junho a Novembro. Se pudesse escolher um só mês, escolhia Setembro ( melhor temperatura e maiores visibilidades).

Temperatura da agua varia entre 16cº no Inverno  a 24cº no Verão.

Visibilidade é boa todo o Ano, chegando por vezes a mais de 30 metros, um dia de má visibilidade  fica-se pelos 10 metros.

A vida marinha é variada e abundante, havendo infelizmente algumas zonas lindíssimas de formação rochosa mas com pouca vida por causa do esforço de pesca.

O mergulho nos Açores tem capacidades para se afirmar como um dos destinos melhores do mundo, muita promoção tem sido feita mas cabe a todos nós preservar este tesouro subaquático.

 

Poucas experiências se podem comparar à emoção de mergulhar 

 Se pretendo viajar a São Miguel para fazer mergulho tenho todo o gosto em ajudar no que precisar.

Sou mergulhador experiente e bom conhecedor das nossas aguas. O mergulho é a minha paixão e sempre que possível gosto de compartilhar este mundo incrível.

Curiosidade sobre os mergulhos que faço Dive Açores

Ilhéu das Formigas e Dollabarat : Mergulho de excelência e diferentes em tudo.

A visibilidade é extraordinária e a vida é abundante, pode ser o mergulho da sua vida.

Se está preparado para emoções fortes, isto é para si.

Muitos são os mergulhos que me deixaram boas recordações. Os spots com características tão diferentes uns dos outros proporcionam  igualmente experiências  enriquecedoras.

Mencione alguns locais de mergulho:  Formigas e Dollabarat, Dori, Lourenços, Baixa das Coroas, Arcos do cruzeiro, Baixa agua de Pau, Arcos do hotel, Baixa da Sardinha, Ilhéu da Vila Franca, Ancoras, Baixa Rosto Preto, Cabeços dentro e fora do Ilhéu da Vila, Baixa da Sineira, baixa do Frade, Amora, Pedras Virgens, Lobeira, etc.

 

Cardume Enchareus no naufrágio Dori 

««« O mergulho no naufrágio Dóri é um dos que nunca me canso, está repleto de vida. Encontra-se apenas a 10 minutos da marina de Ponta Delgada. 

A 16 Janeiro 1964 afundou a 800 metros da costa , a 20 metros de profundidade máxima o cargueiro " Dóri " que foi um dos Liberty Ships da Segunda Guerra Mundial.  

Naufrágio " Dóri " foi recentemente classificado como parque arqueológico visitável. Este local de mergulho é uns dos mais visitados dos Açores.

 Ao longo de todo o mergulho somos acompanhados por diversos cardumes e por entre os destroços pode se encontrar muitas surpresas.

 

 

Toda a logística para o mergulho em São Miguel é simples. Existem vários centros de mergulho, mencione alguns: Açordiving , AzoresSub , Espirito Azul , Nerus .

Enchimentos com Nitrox é possível em alguns centros.

  

 Segurança

Em São Miguel existe uma câmara hiperbárica considerada uma das mais avançadas da Europa, sendo um grande apoio à actividade de mergulho nos Açores.

Todos os centros de mergulho nos Açores cumprem e faz cumprir todas as regras de segurança.

A prática do mergulho autónomo não está isenta de riscos, no entanto se seguirmos as regras básicas do mergulho, esse risco é drasticamente reduzido.